Cultura Organizacional: fase de consolidação e avaliação

Em 2016, começamos uma transformação na nossa cultura organizacional e decidimos renovar a forma como nos relacionamos com os clientes e colegas, como construímos e validamos processos e como potencializamos nossos resultados, gerando valor para a sociedade.

Em 2017, avançamos nessa jornada, realizando 500 horas de atividades com nossos colaboradores e, em conjunto, definimos quatro atributos que sustentam nosso Jeito de Ser e de Fazer e nosso propósito: o Empreendedorismo que Transforma. São eles:

Cliente é com a gente: atuamos no foco do cliente, preparamos empreendedores para resultados sustentáveis e construímos parcerias para fazer mais.

Gente que faz: nossos colaboradores influenciam pelo exemplo, praticam conversas francas e objetivas e assumem riscos, com responsabilidade, para fazer melhor.

Processos simples e integrados: operamos com fluxos e prazos que asseguram agilidade, garantimos a integração e qualidade das informações e usamos a tecnologia a serviço do negócio.

Resultados geram valor para todos: assumimos metas claras e desafiadoras, gerimos recursos com agilidade e transparência, fazemos o que falamos e divulgamos o que fazemos.

No ano passado, demos continuidade ao trabalho e apresentamos nosso novo propósito para a sociedade. Investimos no desenvolvimento da liderança e realizamos workshops com todos os colaboradores com foco na reflexão sobre a cultura organizacional.

Em 2019, medimos novamente o grau de aderência dos colaboradores à Cultura Organizacional, demonstrando que, após todos movimentos de mudança, conquistamos avanços significativos. As principais evoluções referem-se às práticas relacionadas ao atributo “Cliente é com a gente”.

O resultado também mostra que os colaboradores estão mais proativos e buscando  atuar com processos simples e integrados para alcançarmos resultados que gerem valor para a sociedade. Agora, partimos para uma fase de sustentação da jornada da cultura, através de momentos compartilhados nas equipes para refletirmos sobre cada atributo da cultura e o que podemos fazer para potencializar, ainda mais, os comportamentos desejados e minimizar as atitudes que queremos deixar para trás.

Inovação e proximidade com os parceiros

Estar próximo dos clientes sempre foi um dos nossos propósitos, pois é a partir dos seus resultados que realizaremos a verdadeira transformação no empreendedorismo. Este ano, lançamos o Programa Jornada Cliente é com a Gente, que se apoia nos quatro atributos da nossa cultura organizacional: cliente, pessoas, processos e resultados. 

A partir do programa, colaboradores de áreas administrativas têm vivenciado uma experiência real prática de relacionamento com cliente, em que identificam seus problemas, anseios e resultados esperados. A iniciativa tem possibilitado que os colaboradores tenham uma visão sistêmica e entendam de que forma os seus processos impactam diretamente nos resultados dos clientes e, a partir do programa, implantar melhorias que aprimorem a qualidade do nosso atendimento, colocando o cliente no centro.

Também com o foco no cliente, lançamos o COLAB, nosso programa de cultura interna de inovação, que cria um ambiente favorável para estimular o desenvolvimento de competências inovadoras em nossos colaboradores. A iniciativa também prevê a continuidade de ações que melhoram processos, capacitações com o foco na criatividade, métodos ágeis e colaboração, além de atividades que tornem o ambiente mais propício para a inovação acontecer.

A grande ação de 2019 foi o Laboratório de Inovação, onde cinco times de colaboradores criaram soluções para problemas reais da nossa organização, as soluções foram apresentadas em um pitch para uma banca avaliadora que escolheu as melhores ideias para serem aplicadas no Sebrae RS. O resultado superou as expectativas e, a partir de 2020, serão implantados dois dos cinco projetos apresentados.

Certificação Great Place to Work

Alcançamos 78 pontos na Pesquisa de Clima, o que nos certifica como um bom ambiente para se trabalhar. A boa notícia veio a partir da pesquisa aplicada pela Great Place to Work® (GPTW), empresa que atua em mais de 61 países, sendo referência no assunto. A vantagem de atingirmos essa marca foi conquistarmos  um selo que nos reconhece por todas as melhorias implementadas nos últimos anos, oriundas da transformação da cultura organizacional e do nosso reposicionamento.

Isso nos iguala a grandes empresas de mercado, nos torna mais competitivos e estratégicos, valoriza e reconhece nosso empenho em reestruturar e adotar processos, programas, entre outros.

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