Avanços no Programa Excelência em Gestão

Aprimorar o nosso sistema de gestão é um processo constante. Em 2019, melhoramos ainda mais o nosso desempenho no Programa Excelência em Gestão, avaliado pela Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), e atingimos a faixa sete de maturidade em gestão, alcançando 678 pontos de um total de 1.000.

Essa conquista sinaliza que nossos processos estão consolidados e, alguns, em estágio de excelência, podendo o Sebrae RS se comparar com as melhores empresas em gestão do Brasil. Além disso, quando uma organização atinge a faixa sete, ela qualifica-se para concorrer ao Prêmio Melhores em Gestão do Brasil, a exemplo de grandes companhias como Natura, Gerdau e Elektro, já premiadas.

A análise dos avanços é feita com base na observação de oito fundamentos: pensamento sistêmico, compromisso com as partes interessadas, aprendizado organizacional e inovação, adaptabilidade, liderança transformadora, desenvolvimento sustentável, orientação em processos e geração de valor.

Os resultados mostram, entre outras coisas, que a concepção de quase todos os processos está integrada, com proatividade e padronização e a maioria dos processos é controlada sistematicamente conforme o planejado, considerando sua eficiência e eficácia:

● 83% dos processos da Unidade já alcançam, no seu planejamento, nível consolidado ou de excelência (em 2018 eram 72%).

● 79% dos processos planejados são executados de acordo com padrões estabelecidos, com agilidade e continuidade, em nível já consolidado ou de excelência (em 2018 eram 69%).

● 61% da realização dos processos é controlada, de forma consolidada ou excelente, com medições de eficiência ou eficácia (em 2018 era 47%).

● 38% dos processos já apresentam melhorias implementadas de grande importância para o negócio da Unidade, sendo considerados exemplares e com alguma inovação.

Especialistas da FNQ realizam entrevistas com todos os envolvidos nos processos gerenciais para avaliar o nível de maturidade destes e seus indicadores de resultados. São iniciativas voltadas à promoção de uma cultura de excelência, melhoria contínua da gestão, visão sistêmica e ao compartilhamento e reconhecimento das boas práticas.

No Sebrae RS, o foco na melhoria contínua do processo de gestão vem sendo conduzido desde 2012 como parte do movimento de transformação da cultura organizacional. O resultado é a maturidade de uma gestão que leva em consideração as necessidades e expectativas das partes interessadas, para a atuação de forma mais moderna, ágil, dinâmica e colaborativa.

Responsabilidade Social

Um dos nossos maiores avanços do Sebrae RS em 2019, segundo o que foi apontado pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), trata-se da nossa atuação nos projetos de desenvolvimento sustentável ou de responsabilidade social. Para disseminarmos a educação empreendedora, não como oportunidade de carreira, mas como comportamentos essenciais para o mundo do trabalho, e para uma melhor inserção dos cidadãos à sociedade, com novos propósitos e outra perspectiva de vida, atuamos em três vértices:

●     Projeto de Educação Empreendedora (JEPP) que busca o desenvolvimento de competências empreendedoras junto ao público potencial empreendedor, com ênfase no estudante do ensino formal. Este ainda não é cliente Sebrae e poderá ter uma nova perspectiva quando decidir empreender. Aqui atuamos no fomento ao empreendedorismo;

●     Projeto de Responsabilidade Social junto às Regionais procura tratar a inclusão de jovens, na faixa dos 12 aos 18 anos de idade, que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica, muitas vezes em Casas de Passagem ou Acolhimento, onde procuramos levar através dos nossos colaboradores do Sebrae RS, algumas palestras e oficinas de empreendedorismo para melhor prepará-los como cidadãos para o mundo do trabalho;

●     Projeto APAC – Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, que trabalha na recuperação de pessoas oriundos do sistema prisional, enquanto cumprem a sua pena, integralmente de acordo com a lei. Neste caso, levamos também as palestras e as oficinas de empreendedorismo.

A APAC é um modelo prisional humanizado, sem guardas ou carcereiros, sem armas, que atua com uma metodologia de disciplina, meritocracia, gestão de consequência e ajuda mútua, com a finalidade primordial de recuperar o “Ser Humano”, e matar o criminoso, proporcionando condições de recuperação e reintegração destas pessoas à sociedade. Este projeto tem parceria com o Ministério Público e o Governo do Estado.

Formalização da parceria entre o Sebrae RS e a APAC em julho

Saiba Mais