Por mais transparência

A transparência nos processos, a integridade, o combate às irregularidades e a conduta ética sempre foram nossas prioridades. Por isso, criamos e executamos o Programa de Integridade Corporativa – Compliance, que reúne um conjunto de mecanismos e procedimentos internos de integridade, auditoria e incentivo à denúncia de irregularidades e na aplicação efetiva do código de ética, políticas, diretrizes e regulamentos.

A iniciativa visa detectar e sanar desvios, fraudes, irregularidades e atos ilícitos através de seis temas: Governança, Conduta Ética, Segurança da Informação, Leis, Políticas, Regulamentos e Normas e a Transparência. O Compliance está fundamentado em 11 pilares operacionalizados por pessoas, tecnologias e processos. São eles: suporte da alta administração, monitoramento, comunicação e treinamento, due diligence, investigações internas, ouvidoria, planos de ação, controles internos, análise de riscos, código de ética e políticas/procedimentos.

Para evoluir nos próximos anos

Em 2018, mais uma vez, iniciamos um processo de planejamento que incluiu o levantamento das necessidades e expectativas do Conselho Deliberativo Estadual. Para isso, realizamos entrevistas individuais com os conselheiros que apontaram o que esperavam do Sebrae RS para os próximos cinco anos. As iniciativas propostas foram divididas em cinco categorias: Governança, Modelo de Negócio, Atendimento, Comunicação e Gestão.

As recomendações foram incorporadas aos objetivos estratégicos em 2019, bem como o conjunto de iniciativas para seu atendimento, as quais foram apresentadas e validadas junto ao Conselho.

Entre elas estão algumas ações que estão diretamente relacionadas ao cliente como uma maior proximidade, velocidade de entrega, economicidade, capilaridade, efetividade e atuação com parceiros estratégicos, que agreguem conhecimento e valor, apoiando o empreendedor, mesmo antes de sua existência.

Estar sempre próximo dos clientes, com uma comunicação e atuação efetivas, e compreensão concreta de seus desafios, também foi destacado pelos conselheiros.

Saiba Mais