Atuação em cadeias produtivas

A nossa atuação passou de um olhar setorial genérico para uma atuação especializada em cadeias produtivas. Para tal desafio, nos preparamos e buscamos conhecimento junto a governança para compreender as estratégias de mercado e consequentemente os fatores críticos e gaps de competitividade das cadeias em seus níveis empresarial, estrutural e sistêmico.  

Desta forma, conseguimos ter projetos mais competitivos com excelentes índices de adesão de empresas, redução da evasão dos participantes e ampliação do desempenho das empresas. Isto, devido a projetos customizados e que conectam empresas com necessidades e potencialidades semelhantes com foco em mercado. Passamos também a ser reconhecidos por várias empresas âncoras destas cadeias produtivas que, além de abrirem suas portas, trabalham em conjunto conosco incluindo as MPEs na sua cadeia de valor.

Este resultado foi possível com uma equipe especializada sobre as cadeias produtivas, que atua disseminando conteúdo de inteligência através de artigos, ebooks e vídeos.  

Pontos importantes de nossa atuação

  • Gestão vocacionada para resultados;
  • Compreensão das necessidades da cadeia produtiva;
  • Projetos customizados e especializados;
  • Atuação mais estratégica com método e temática que se conectam com as necessidades dos clientes;
  • Disseminadores de conteúdo;
  • Articulação institucional muito forte nas cadeias produtivas;

Resultados

  • Somos benchmarking para outros Sebrae/UFs e para o Sebrae Nacional;
  • Equipe técnica reconhecida pelo mercado por ser altamente especializada;
  • Impacto nos clientes: 86% dos projetos com resultados alcançados;
  • Melhora qualidade de vida dos empresários e sua capacidade de liderança.
  • Diminuição da evasão das empresas por projeto, em virtude do aumento da qualidade;
  • 96% dos projetos começassem com 100% de público ou até mesmo com fila de espera.

Só consegue inovar em seu negócio quem reúne alguns requisitos básicos, além da vontade e da coragem para fazer diferente. Tecnicamente, acessar mercado, ou seja, ter para quem vender, e lançar mão de crédito, são oportunidades que o empreendedor, principalmente o de micro e pequeno portes, precisam ter acesso. E é justamente neste sentido que temos trabalhado junto aos pequenos negócios gaúchos, estimulando o processo inovativo e, ao mesmo tempo, aproximando-os de grandes companhias interessadas em subcontratar serviços ou adquirir produtos desenvolvidos pelas pequenas empresas, bem como colocá-las em contato com investidores e instituições financeiras que possuem linhas de crédito diferenciadas.
 
Para que atingíssemos este objetivo também implementamos mudanças de funcionamento internas, com nossa equipe de técnicos responsáveis por este trabalho. Nos tornamos mais abertos, flexíveis e com foco em trabalharmos os programas e projetos de forma mais integrada. Realizamos pesquisa junto aos nossos clientes e colegas do interior, prospectamos novos parceiros e ampliamos a atuação das entidades executoras para levarmos soluções e alternativas que, realmente, atendam as necessidades dos clientes, com mais qualidade e assertividade.
 
Em nossa atuação no que se refere aos serviços financeiros, temos o apoio da Garantiserra, uma ferramenta importante de garantia complementar para aquelas empresas que querem obter financiamento e não possuem todas as garantias necessárias. Além das sessões de crédito e negócios, que levam informações atualizadas ao empreendedor, incluímos ações e intervenções para acesso, de fato, a linhas de crédito e capital empreendedor. Os fóruns Labcred, por exemplo, orientam o empresário de qualquer segmento (comércio, serviços, indústria e agronegócio) a elaborar seu projeto e o colocam em contato direto com linhas de financiamento específicas e negociadas com condições melhores que as de mercado. Com este formato, conseguimos criar uma conexão entre o empreendedor e quem pode investir no negócio dele (investidores) e/ou com instituições tradicionais de crédito. Para proporcionar acesso a novos mercados, promovemos os encontros de negócios reunindo empresas de pequeno porte de diversos segmentos e aproximando-as de médias e grandes corporações, e também de outras pequenas empresas, para que fechem negócios ou prospectem futuros clientes. Esta ação também foi aperfeiçoada na medida em que adequamos os formatos destes encontros às necessidades de cada público e criamos uma metodologia de mensuração dos resultados efetivados.
 
No aspecto inovação, além de flexibilizar e dinamizar nossos programas (Sebraetec, editais de subvenção econômica e edital Cerne, com foco em incubadoras), estimulando a conexão entre eles, suas soluções e a necessidade das empresas, atuamos para estimular o ambiente de inovação no Rio Grande do Sul. Mapeamos os principais parceiros do ecossistema no Estado e suas carências. Desse diagnóstico, extraímos diversos direcionamentos para nossa atuação, incluindo ações entre os elos desse ecossistema (incubadoras, grandes empresas, universidades, instituições, aceleradoras, entre outras) para que haja mais interação entre todos nós. Seguindo essa premissa, apoiamos o Startup weekend (o maior conjunto de eventos de startups do mundo, com edições realizadas em quase 700 cidades em todos os continentes), que trabalha a base do público empreendedor, preparando-os para projetos mais audaciosos, inovadores, disruptivos e com valor agregado. Como o resultado foi muito positivo em 2018, iremos potencializar esse apoio em 2019.
 
Nosso objetivo com esse trabalho de melhoria do ambiente de inovação no Estado, é interagir com um público que inova e que atende a necessidade da sociedade e do mercado. Não queremos ser o centro, mas um dos pontos deste hub, mobilizando vários parceiros para nos conectarmos. Mais adiante, queremos que todos sejam pontos importantes deste ecossistema, que passará a se movimentar de maneira orgânica, estruturada e consolidada.
 
Um evento que representa bem esse movimento que estamos promovendo é o Insight (fotos abaixo), realizado dias 12 e 13 de novembro, no Parkshopping Canoas. Nasceu há dois anos, com o estudo que fizemos sobre o ecossistema de inovação do RS, e que, de fato, mobilizou e reuniu os pontos desse ecossistema. Não foi apenas um evento, foi uma experiência rica e mais um passo rumo a uma realidade mais inovadora e disruptiva no RS.

Com o objetivo de compreender melhor a realidade das micro e pequenas empresas gaúchas e, assim, oferecer soluções mais assertivas, em 2017, transformamos nossa forma de atendimento. Passou a ser consultivo, presencial e na empresa do cliente, onde o técnico de atendimento realiza a visita e identifica oportunidades de desenvolvimento. Também orienta sobre os passos para aprimorar resultados relacionados à gestão do negócio. Com a aplicação de um diagnóstico de gestão, cinco áreas são avaliadas: finanças, pessoas, mercado, processos e planejamento. A avaliação gera uma devolutiva com sugestões de ações a serem realizadas pelo empresário, a fim de alcançar uma evolução na gestão das áreas com mais dificuldades.
Outra mudança importante foi a aplicação do conceito de territorialidade. Cada técnico de atendimento é responsável por uma área delimitada na geografia regional e torna-se referência para os clientes e os parceiros daquela localidade. Desta forma, obtém conhecimento aprofundado da matriz econômica local e tem mais propriedade para propor ações de desenvolvimento para a região. No primeiro ano, quase 25 mil empresas foram atendidas com esta nova estratégia em todo o Estado. E os clientes responderam com alto grau de satisfação: 85 pontos de recomendação na metodologia NPS (Net Promoter Score*), o que consolida este modelo de atuação.

Outros avanços conquistados a partir do Atendimento Especializado

Ampliação da base – clientes novos:
Em 2017 tivemos 22% de clientes novos
Em 2018, no primeiro semestre, chegamos a 28%

Capilaridade – municípios atendidos:
Em 2017, 82% do território foi atendido através da estratégia do Atendimento Especializado
Em 2018, no primeiro semestre, chegamos a 67%

Número de pedidos em consultorias em gestão e inovação:
Em 2017 tivemos um incremento de 30% no número de pedidos de consultoria em gestão e de 45% nos pedidos de consultoria em inovação, ambos comparados a 2016.
Em 2018, 52% das empresas revisitadas apresentaram evolução no grau de maturidade de gestão.

Espaços modernos, colaborativos e dinâmicos. Este é o novo conceito que estamos implementando em nossas unidades de atendimento. Porto Alegre, Santana do Livramento e Caxias do Sul (fotos abaixo) foram revitalizadas em 2018 e o planejamento é para que o processo de novas estruturas de atendimento esteja concluído em 2020 nas outras sete regiões do Estado. Para receber empresários e futuros empreendedores que precisam de atendimento e orientação presencial, foram planejados ambientes convidativos, acessíveis e que facilitam as conexões, gerando transformação e fazendo a diferença para os clientes. Com um layout diferenciado, nossa proposta é oferecer uma área mais orgânica e interativa.

As novas unidades combinam cores, iluminação e disposição mobiliária, e seguem conceitos inovadores que privilegiam a interatividade. As estruturas são modulares com possibilidade de criação de espaços para eventos e contam com mezanino que pode ser adaptado como sala de aula. Estamos oferecendo um ambiente mais moderno, com autoatendimento e tecnologia, mas, ao mesmo tempo, que proporcione interação e acolhimento. No Espaço Conexão, o público encontra profissionais do Sebrae RS e recursos tecnológicos como totens, tablets e computadores. Se precisar de soluções mais aprofundadas, o empreendedor é encaminhado para um ambiente interativo. Ali pode explorar a conversa sobre negócios e detalhar mais seu tema de interesse por meio de conteúdos variados em meios digitais ou presenciais, com temáticas como mercado, gestão, empreendedorismo, inovação, tecnologia e acesso a crédito.

O Programa Juntos para Competir, desenvolvido por Farsul, Senar-RS e Sebrae RS, está presente nas principais cadeias produtivas do agronegócio do Rio Grande do Sul. É por meio desta iniciativa que capacitamos os produtores rurais, levamos inovação ao campo, e estimulamos a transformação territorial. O resultado desse esforço coletivo é uma cadeia produtiva rural com acesso ao mercado e em condições que lhe asseguram maior competitividade e rentabilidade.

Os projetos e ações do Juntos para Competir são voltados à Pecuária de Corte, Leite e Derivados, Ovinocultura, Horticultura, Grãos em Sistemas Integrados, Vitivinicultura, Agroindústrias de Pequeno Porte, Apicultura, entre outras. São direcionados para a melhoria dos processos produtivos, qualificação tecnológica e gerencial dos produtores rurais. O objetivo é a agregação de valor aos produtos para maximizar a competitividade empresarial, alcançar a perenização dos negócios e a rentabilidade dos empreendimentos. Criado em 2007, o programa já contabiliza mais de 150 mil produtores rurais qualificados, que contribuem de forma significativa para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul.

Desde 2015, por meio do Programa LIDER – Liderança para o Desenvolvimento Regional, estamos atuando nas regiões Campanha, Fronteira Oeste e Sul, onde mobilizamos, reunimos e preparamos mais de 100 lideranças de 43 municípios para que, em conjunto, busquem o desenvolvimento daqueles territórios, levando em conta as necessidades e as potencialidades locais. A partir deste trabalho inicial nasceram eixos estratégicos cujos projetos já estão em desenvolvimento ou prontos para serem colocados em prática  nos segmentos leite, carne, vinho e turismo. Além dos projetos, o LIDER conta com uma governança – equipe que representa todos os participantes – e um observatório – portal de dados das regiões disponibilizado pelas universidades.

Um dos resultados mais significativos e que ajudaram o programa a avançar foi o convênio firmado entre a Universidade Católica de Pelotas e a Università Cattolica Del Sacro Cuore de Milão com a finalidade de apoiar o planejamento de uma estratégia de desenvolvimento local para as regiões envolvidas, compartilhamento de conhecimento e transferência de informação. Essa aproximação é inspirada no modelo de desenvolvimento territorial da Itália, baseado em pequenos negócios.

A continuidade é um fator importante para o projeto. Por isso fortalecemos as organizações e capacitamos as lideranças locais para dar sustentação ao processo. Com essa iniciativa buscamos exercer funções típicas de uma agência de desenvolvimento, baseada no acompanhamento constante e ininterrupto das organizações dos territórios mapeados.

Seguimos como provedor de soluções para a competitividade dos pequenos negócios, realizando capacitações, treinamentos e consultorias. Entretanto, ampliamos nosso foco de atuação e agregamos a construção dos fundamentos do desenvolvimento estrutural e sistêmico, direcionando nossa atuação como agente de desenvolvimento do território.

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