Reposicionamos a marca para acompanhar nova cultura organizacional

Para acompanhar o projeto de transformação da nossa cultura organizacional, iniciamos um trabalho de reposicionamento de marca em 2017. O primeiro passo foi realizar um diagnóstico, no qual foram cruzadas percepções dos públicos interno e externo sobre a organização, consultoria com experts e análise de tendências de mercado.

O resultado de todo este trabalho foi a construção de um planejamento estratégico para a marca, alinhado às expectativas dos públicos e ao propósito da organização: empreendedorismo que transforma. Queremos que a nossa marca seja percebida como moderna, conectada, acessível e transformadora. Essas palavras fazem parte do dia a dia da nossa organização por meio de iniciativas junto a segmentos que denominamos ‘energizantes’ como startups, economia criativa, economia digital, moda, agronegócio com viés tecnológico e produção de alimentos com valor agregado.

Também reforçamos na comunicação a proximidade e a disponibilidade para estar com o empreendedor e orientá-lo na gestão de seu negócio.

Uma das ações do reposicionamento é o vídeo manifesto, que mostra o impacto do empreendedorismo no mundo. Ele apresenta a força que é capaz de mudar comportamento, hábitos e a vida das pessoas, porque o empreendedorismo não transforma só quem o coloca em prática, ele gera novos investimentos, empregos e atitudes, mudando tudo ao seu redor. O empreendedorismo transforma a vida de quem investe, consome e trabalha. E é nisso que acreditamos.

A implementação do projeto teve início em setembro de 2017 com as ações de governança: reestruturação do departamento de Marketing, integrando áreas-chave que estavam alocadas em outros departamentos, e criação de dois grupos de trabalho – Comitê da marca, formado por líderes para apoiar a gerência de Marketing, e Embaixadores da Marca, com representantes de todas as regionais e áreas internas.

Para os colaboradores, o lançamento do projeto aconteceu em janeiro de2018 com o Brand Day, evento que reuniu a totalidade da equipe para alinhamento geral de informações. A partir daí, foram trabalhadas as demais etapas com lançamento de nova campanha institucional, materiais de divulgação, inauguração de loja-conceito, com salas modernas, cleans e sem divisórias, e revitalização do portal, entre outras tantas ações. Uma nova pesquisa de Imagem será realizada em 2019 para identificar se os públicos do Sebrae RS já começam a perceber as mudanças.

Saiba Mais